O Elogio da Xilo

Apreciação do poema “O Elogio da Xilo” através do olhar de uma artista gravadora. 

por Márcia Campos dos Santos

 Resumo: 

  O homem possui uma capacidade inata de sentir uma paixão pela beleza, indignar-se com a dor e a injustiça do mundo e expressar esses sentimentos. Palavras, sons, formas, movimentos… são linguagens utilizadas para materializar os sentimentos humanos. O mundo percebido pelo homem é traduzido através dessas linguagens por um processo diferenciado para cada pessoa. Cada artista cria através de um “médium” (pintura, desenho, música, poesia,  etc.) um equivalente do percebido. 

    Atualmente, a arte se mostra cada vez mais híbrida, o que talvez não nos cause um estranhamento tão grande, principalmente se o leitor for da geração que cresceu com televisão, gibi, cinema e  se foi alfabetizado com o uso da cartilha “Caminho Suave”[1], onde imagem e letra já se encontravam associadas, ligadas entre si. O mundo está cada vez mais se utilizando de linguagens híbridas, o que nos leva a perceber essas relações como naturais. 

    Esta apreciação busca explicitar as relações entre dois códigos, o verbal e o visual, valendo-se do poema “O elogio da xilo” de Haroldo de Campos contido no livro “Crisantempo” da editora Perspectiva. 

    Buscamos salientar a visualidade do poema, em uma tentativa de ir além do habitual percebido, exercitando o sensível e o intelecto, recuando e reaproximando, e buscando evidenciar através da obra desse artista que criar não é tão somente uma inspiração, mas plagiando os concretistas, é uma transpiração. 

 1  O Poema “O ELOGIO A XILO” 

                                  a xilo 

                                  o isso 

                                  da xilo 

                                  o aquilo 

                                  . 

                                  a eira 

                                  a beira 

                                  da madeira 

                                  . 

                                  a xilo 

                                  . 

                                  a arte da 

                                  xilo 

                                  . 

                                  a feira 

                                  o cordel 

                                  a bandeira 

                                  o corte 

                                  a parte da 

                                  madeira 

                                  o ferro 

                                  o norte 

                                  o recorte 

                                  do ferro 

                                  na madeira 

                                  a xilo 

                                  . 

                                  o elo 

                                 da xilo 

                                 o azul 

                                 o vermelho 

                                 o ocre 

                                 o amarelo 

                                 da xilo 

                                 a doce 

                                 curva do 

                                 ferro 

                                 a arte chim 

                                 da xilo 

                                 a vez do 

                                 chinês na 

                                 xilo 

                                 a via do 

                                 índio 

                                 a voz do 

                                 afro 

                                 na xilo 

                                 o aquilo 

                                 o doce 

                                 morder do 

                                 ferro 

                                 na eira 

                                 na beira 

                                 no belo 

                                 da madeira 

                                 . 

                                 a xilo 

                                 . 

                                 o solo 

                                 da xilo 

                                 o fácil- 

                                 -difícil 

                                 da xilo 

                                 . 

                                 o demo 

                                 o pavão 

                                 o lampião 

                                 a vênus 

                                 da xilo 

                                 o cristo 

                                 da xilo 

                                 o isto 

                                 . 

                                 a arte 

                                 a matéria 

                                 a medida 

                                 a mestria 

                                 a madeira 

                                 da xilo 

                                 . 

                                 o aço 

                                 o osso 

                                 o dado 

                                 o dedo 

                                 o índio 

                                 o afro 

                                 o chim 

                                 o não 

                                 o sim 

                                 o sem-fim 

                                 da xilo 

                                 . 

                                 o belo 

                                 solo de celo 

                                 da xilo 

                                 . 

                                 a bela 

                                 viola canora 

                                 da xilo 

                                 . 

                                 a xilo 

A apresentação  deste poema está em conformidade com a sua apresentação no livro “Crisantempo” de Haroldo de Campos – Ed. Perspectiva. 

   2 Apreciação: 

  Não se deve dividir um poema, pois seu conteúdo deve ser apreendido como uma única situação, da mesma forma, isto é válido para as partes, onde cada verso apresenta uma situação dentro de outra situação. A divisão desse poema para esta apreciação ocorreu  somente para uma melhor visualização das partes, sem entretanto esquecer do conjunto. Para isso efetuamos movimentos de ir e vir, buscando que o poema se revele na presença simultânea de todas as suas partes. 

    Nesse poema as palavras são elementos “duros”, mas ao mesmo tempo “preciosos” como um diamante, que marcam o ritmo da poesia; este por sua vez é um forte elemento icônico. 

    O autor inicia o poema com “A xilo” abreviando a palavra xilogravura como os gravadores carinhosamente o fazem, utilizando o termo xilo, enfatiza o material que nomeia esta técnica, pois xilogravura é uma palavra derivada do grego “Xylon” que significa madeira e “Graphein” que significa escrever. (Martins:1987, 16)  

    Os termos a xilo, da xilo e na xilo são repetidos por todo o poema, criando uma coordenação atemporal, unindo as coisas fora da sucessão do tempo. Essa repetição fortalece e dá ênfase ao tema central do poema. 

Nessa primeira parte do poema o autor nos apresenta a xilogravura e nos indica a existência de enigmas pelo uso de pronomes demonstrativos: o isso, o aquilo da xilo.   

    Os limites da gravura estão expressos em a eira como terreiro, pátio onde se constrói a imagem e a beira borda da madeira que constitui a matéria que dá nome à xilogravura. Sem eira nem beira é aquele que é depauperado, sem madeira a xilo não existe. 

    A madeira é a matriz que origina a gravura, causa sua vida e nascimento. A madeira na China é símbolo de flexibilidade, por ser de sua natureza curvar-se e reerguer-se. 

    A arte é a capacidade que o homem tem de por em prática uma idéia valendo-se da faculdade de dominar a matéria. Dominada a madeira/matriz, surge a arte da xilogravura.  

    O cordel, liga escrita e imagem, é comercializado em varais nas feiras do nordeste. Essa tradição te origem no fim do século XVI, onde se comercializavam as imagens xilográficas de santos nas feiras e festas religiosas. (Martins: 1987,24) 

Cordel é também o nome dado a um fio detonante, estopim, acessório para detonar bomba, desta maneira estopim na explosão de informações. 

    A xilogravura é bandeira  que serve de guia ou lema aos artistas gravadores. 

    O corte, sulco marca definitiva de um procedimento que vem de nossos ancestrais das cavernas e se perpetuou como elemento de expressão. O corte é a retirada da matéria madeira, mas no sulco constrói a morada, o berço, o abrigo da luz/branco da xilo. 

    A parte da madeira retirada gera o sulco/abrigo do branco, a parte da madeira que permanece relevo/superfície revela o negro. 

    O ferro está ligado ao simbolismo da força e dos ferreiros, saindo do mundo subterrâneo, é o metal de ferramentas cortantes. O ferro se liga a goiva como ferramenta de arte no ofício. Na goiva, utilizada pelo artista, que encontramos a exploração das forças instintivas e da brutalidade do metal que grava a madeira. 

    Era o Norte, no astro da estrela polar, que guiava os marinheiros pela navegação astronômica dos séculos XV e XVI. O ferro que atrai a bússola[2]aponta para o Norte, que guia o homem,  assim como a mão guia a goiva. 

    O recorte/ corte  é sulco na xilo, que é matéria/ madeira que por sua vez é retirada/gravada  pelas goivas. 

     As cores são os elos de ligação na construção da imagem, porém ao mesmo tempo “elo” é um sufixo que é um formador de substantivos que indicam diminuição, idéia que desapareceu de alguma palavra, desta forma nos remete novamente ao corte que gera o sulco e que por sua vez constrói a luz/ branco, enquanto os relevos/superfícies são revelados pelos elos das cores. 

    O azul, o vermelho e o amarelo são as três cores primárias , geradoras de todas as outras cores e que dão vida à imagem da gravura. O ocre,  diferentemente das cores anteriores,  não existe como luz colorida, sendo que nas artes gráficas esta tonalidade é obtida pela mistura de amarelo e preto. Os ocres são argilas cujas cores derivam da quantidade variável de óxido de ferro. (PEDROSA, 1982: 116) 

    Sendo argila, o ocre nos remete à terra, berço da semente que gera a árvore/ madeira/matriz da xilo. 

    A doce curva do ferro, sendo a goiva uma ferramenta de corte curvo, ela cria a imagem de docilidade e brandura que a forma curva/ côncava nos inspira. A mão guia a goiva cujo ferro docilmente curvado grava a madeira. A curva da goiva pode ser lida no sentido de submissão e obediência à mão que a guia. 

    A arte chim, por que os primeiros impressos xilográficos conhecidos são Chineses, a vez do Chinês como um dos precursores da xilogravura[3]

    A via do índio que foi o primeiro a utilizar a xilogravura em território brasileiro[4]. (Costella:1984) 

    A voz do Afro, grave e rústica como a madeira, que teve seus lamentos registrados por diversos gravadores. 

    O aquilo nos aponta novos enigmas. O doce morder do ferro que é poético, artístico, retoma a goiva que saboreia a madeira em um degustar. 

A imagem da xilo, construída novamente na eira/ pátio e na beira/ borda . 

    A madeira que se curva ao doce morder do ferro e se reergue na superfície gravada com imagem xilográfica. 

    O solo da xilo que é a madeira, derivou-se da semente que foi gerada pela árvore/madeira e germinou no solo/terra. O solo é símbolo de fecundidade, regeneração e ciclicamente reproduz várias vezes as etapas da vida como a xilogravura reproduz diversas vezes a imagem gravada. . 

    O fácil está presente na espontaneidade e na generosidade da madeira que docilmente cede à habilidade do gravador. O difícil encontra-se na proeza do gravar e  também no sucesso, no êxito de ser bem sucedido chegando à cópia. 

    O demo esta materialidade que assusta, energia descontrolada, nosso organismo animal e instinto elementar, está presente no ato ancestral da gravação. O Demo é assunto representado nos cordéis, contudo dizem que o diabo não é tão preto quanto pintam/gravam. 

    O pavão evoca a multiplicidade pela sua plumagem, a criação associada às cores além da  beleza. Sua cauda que se desdobra em uma roda, pode ser associada à roda solar como símbolo de imortalidade, imortalidade esta que se perpetuou até hoje no ato ancestral de gravar,  presente na xilogravura. 

    O lampião é a luz que ilumina o ato de gravação e gera o branco da gravura. 

    A Vênus, o mito, a deusa e a mulher, liga-se ao paradigma do belo que a xilogravura possui intrinsecamente. 

    O cristo é no Brasil popular é a vítima de perseguição, é a coisas desagradável, é a xilogravura que ainda é relegada por muitos à arte menor, por ser arte de multiplicidade ou por ser arte sobre papel. O Cristo é também a imagem muito explorada pela tradição xilográfica cristã. 

    O isto nos aponta os enigmas. 

    A arte é a matéria dominada de onde surge a xilogravura. 

    A medida enquanto proporções que esta técnica tomou como divulgadora de idéias pela imprensa  e como arte. A medida  é ainda o número de sílabas de um verso. 

    A mestria é necessária para se fazer a xilogravura, é a qualidade do mestre gravador, sua sabedoria. 

    O aço que é metal da goiva, é fortaleza e vigor que abre o sulco. 

    O osso gravado pelo homem pré histórico, em sentido figurativo exprime a dificuldade da própria gravação. Na gíria osso é a amante como a xilogravura é a amante de todo gravador. 

    O dado, esta informação construída pela xilogravura, é a base para a formação de um juízo. Na filosofia, dado é o que se apresenta a consciência como imediato, não construído ou não elaborado, é portanto o fenômeno, ícone. 

    O dedo é o guia da ferramenta buril utilizada em xilogravuras de topo, sensibilidade táctil que manipula e maneja a ferramenta. No sentido figurativo “ter dedo” é ter aptidão, jeito, o que só gravadores possuem para a arte da gravura. 

    O não e o sim da madeira que dialoga com o gravador, o não e o sim como opostos como o sulco e o relevo que compõem a xilo. 

    O sem fim, experiência daquilo que está por fazer. 

    O solo de celo é o solo de violoncelo que consiste em um instrumento barítono correspondente a voz masculina, grave e rústico como a madeira da xilogravura. O violoncelo se fere com um arco como a madeira da xilo é gravada pela goiva. 

    A viola é um instrumento musical de cordas dedilhadas muito apreciadas nas cantorias sertanejas nos remetendo assim ao cordel apreciado popularmente. A viola é canora pois canta com beleza as belezas da xilo. 

    Encontramos musicalidade nas rimas das palavras: xilo/ aquilo, eira/ beira/ madeira/ feira/ bandeira, cordel/ corte/ ferro/ norte/ recorte, elo/ amarelo, chim/ chinês/ xilo, isto/ cristo, pavão/ lampião, aço/ osso, dado/dedo, não/ sim/ sem-fim, belo/ solo/ celo, bela/ viola/ canora. 

A forma de apresentação do poema, que possui forte verticalidade, nos faz lembrar das matrizes de xilogravura armazenadas “em pé”, na posição vertical em um ateliê de gravura, mostrando de um lado a madeira íntegra apoiada na parede do ateliê/ folha de papel e do outro todos os sulcos e relevos da matriz gravada. 

Considerações Finais 

Partimos do pressuposto que a xilogravura, enquanto imagem, e a poesia se aproximam não apenas pela temática , como no caso “O Elogio da Xilo”, contudo também por procedimentos compositivos. A xilogravura passou por toda uma tradição assim como a poesia, e ambas alcançaram um elevado nível de depuração.  

Entre a poesia e a imagem existem identidades de formas compartilhadas, pois ambas são fruídas através dos olhos físicos e pela mente em um jogo de formas que aguça o sentido da visão.   

A poesia revela as formas do mundo, tornando-as  visíveis pela força das próprias palavras e pelas  imagens nelas contidas. É nesse momento em que a poesia  sendo objeto para a mente, aspira a visualidade fornecendo a visão do que estava guardado. 

A imagem que é objeto para o olhar, revela elementos literários pelo conceitual nela existente. Desta forma extrapola os limites da visão e suscita a visibilidade da mente. 

Pela poesia de Haroldo de Campos visualizamos a xilogravura, sua história e processos, pois ele gravou imagens através de palavras, enquanto nas xilogravuras lemos a poesia do sulco nelas escrito. 

Fontes de Pesquisa 

ARAÜJO, Ricardo. Poesia visual vídeo poesia. São Paulo: perspectiva, 1999. 

ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna. Trad. Denise Bottmann e Frederico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. 

CAMPOS, Augusto de e outros. Teoria da Poesia Concreta. São Paulo:Brasiliense, 1975. 

CAMPOS, Haroldo. Crisantempo: no espaço curvo nasce um. São Paulo: Perspectiva, 1998. 

COELHO, Teixeira. O papel da arte. Catálogo Mac Usp. 2000. 

COSTELLA, Antonio. Introdução à gravura e historia da xilogravura. Campos do Jordão: Mantiqueira, 1984. 

__________, Antonio. Breve historia da Xilogravura. Campos do Jordão: Mantiqueira. 2003. 

FERREIRA, A. B. de Holanda. Dicionário Aurélio. Rio de janeiro: Nova fronteira, 1999. 

JULIEN, Nádia. Dicionário de símbolos. São Paulo: Rideel, 1993. 

KLINTOWITZ, Jacob. Xilo em Maria Bonomi, amor e transformaçãoGravura & Gravadores. São Paulo. Ano I, n.1, pp.8-10.  1986. 

KOSSOVITCH, Leon; LAUDANNA, Mayara; RESENDE, Ricardo. Gravura Brasileira. Cosac & Naify / Itaú cultural. São Paulo. 2000. 

MARTINS, Itajahy. Gravura arte e técnica. São Paulo: Fundação Nestlé de cultura, 1987. 

MENEZES, Philadelpho.  Roteiro de leitura: Poesia concreta e visual. São Paulo: Ática. 1998. 

OLIVEIRA, Valdevino Soares de. Poesia e pintura: um diálogo em três dimensões. São Paulo: Unesp, 1999. 

PEDROSA, Israel. Da cor à cor inexistente. Rio de janeiro: FENAME, 1982. 

PLAZA, Julio; CAMPOS, Haroldo. Catálogo Transcriar “A arte da tradução intersemiotica”. São Paulo: Museu de Arte Contemporânea da USP, 1985. 

·        Márcia Campos dos Santos é Mestranda em Artes Visuais pela Unesp e Professora da Faculdade de Artes e Comunicações da Universidade Santa Cecília, Unisanta. 

     Márcia Santos, nasceu em Santos, São Paulo em 1964. Possui formação em Artes Plásticas e especialização em desenho. Leciona na Faculdade de Artes de Santos – Unisanta, as disciplinas de Desenho, Gravura e Composição. Realizou diversas mostras individuais como em 1999 no Museu da Gravura Brasileira em Bagé no Rio Grande do Sul. Participou de mostras coletivas em diversos países como Portugal, Japão, Polônia, Itália, Espanha, França, Estados Unidos, etc. No Brasil, expôs no Masp por ocasião do  Prêmio Philips de Arte para Jovens Talentos em 1994, dentre outras mostras por  todo o país. Possui prêmios no Brasil e exterior. 

         Atualmente é mestranda em Artes Visuais no Instituto das Artes da Unesp de São Paulo. 


[1] Criada na década de 30 pela educadora Branca Alves de Lima, esta cartilha unia imagens às letras em um construir de significados.

[2] A bússola aponta para  o Norte magnético, não sendo a coisa mais precisa do mundo. A agulha da bússola pode ser desviada por grandes quantidades de minério de ferro, objetos de aço, linhas de alta tensão e outras bússolas (quando próximas demais). E nestes casos, a agulha indicará uma falsa direção.

[3]Os historiadores de modo geral localizam o inicio da xilogravura como uma técnica utilizada para imprimir panos, utilizadas desde a antiguidade em inúmeros locais. 

Os egípcios dois mil anos antes de cristo já imprimiam em panos. Isso também ocorreu na Pérsia, Índia, América pré-colombiana e com certeza na China e Japão. 

A xilogravura era praticada na China há mais de um milênio e meio. Os primeiros livros produzidos pelo homem e impressos em xilogravura foram feitos na China, dentre os quais o mais antigo que se conhece é a “Sutra Diamante”, impressa no ano 868 D.C., e editada por Wang Chieh. Esta conceituada oração budista possui uma ilustração de “Buda pregando no Jardim de Jetavana” que é a ilustração xilográfica mais antiga conhecida. Imagem e texto em diálogo.( Costella: 2003)

[4] Aproximadamente duas dezenas de tribos, dentre as quais os kadiwéu , os Ramkókamekra-canela, os Apinayé e os Xavantes empregavam matrizes de madeira para a pintura corporal, assim como, para impressão em indumentária, porém mais raramente. 

Algumas matrizes nada mais eram do que carimbos naturais, encontrados prontos como sementes ou o fruto da babaçu, os demais eram entalhados em madeiras e talos de vegetais.

As tintas utilizadas eram obtidas assim: o vermelho da semente do urucum, o preto de carvão de madeira, o amarelo, usado mais raramente, da raiz do urucum e o azul  do genipapo e o branco da tabatinga. (Costella:1984)